domingo, 18 de outubro de 2009

Outono em Toronto




Vou falar de uma coisa sobre a qual sempre me perguntam, como está o tempo aqui...bom fora essa semana que passou que foi um pouco mais fria, por exemplo teve 2 dias que quando saí para meu curso de inglês, que começa às 9 a.m, estava 0 grau, mas por incrível que pareça não passei nem um décimo de frio que passava em POA, com temperaturas entre 6, 8 ou mesmo 10 graus, é bem provável que seja por aqui não seja tão úmido qto lá, mas a diferença maior é que gente não passa frio dentro de casa, ou em qualquer outra lugar que seja aquecido, como a maioria por aqui!!! Efetivamente, a gente sente mais frio, pode estar 2 ou 6 graus positivos, quando tem vento, aí realmente dá para sentir frio, mas nada que um casacão de lã (que usava em POA) não resolva, pooor quanto!!!

Não sei quando começará a nevar, esse semana passou na previsão da TV que podería cair uns flurries (flocos de neve) para de manhã cedo, mas nada ainda, tenho a impressão que na hora que começar a nevar não vai parar tão cedo, só espero que não neve até o final deste mês, por que daí sim, vou precisar comprar roupas especiais, e por enquanto por aqui, estou achando bem caras, na verdade não sei qual a melhor época para comprar, se agora, se espero um pouco mais, não sei, se alguém puder me dar uma dica, vou adorar!!!...Ainda bem que onde moramos é perto da cidade de Mississauga, onde tem um shopping chamado Dixe Mall, lá encontrei casacos de nylon num valor beeeem em conta (tipo CAN$ 47,oo), isso já faz um tempo, mas as botas de nylon para o inverno não baixam de CAN$ 138,00, mais as taxas... Tomara que quando a gente realmente precisar comprar as roupa para o inverno, os preços continuem naquele patamar, para menos!!!

Bom é isso pessoal!!!

abraços, Taís Jacques!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Estudando no LINC da Bloor X Islington

Conforme o prometido, vou escrever como é o LINC da Bloor X Islington, onde estou estudando atualmente ( e pretendo fica lá um bommm tempo) chega de trocar de escola!!! Bom, o LINC (Language Instrution of Newcomers to Canada), no prédio onde estudo além de ter a escola tem o Polycultural Immigrant and Community Services (tudo organizado e orientado pelo Governo Canadense!!!), isto é, lá eles oferecem vários tipos de programas que os newcomers necessitam. A estrutura é ótima, tudo muito bem organizado, ainda bem que nesta escola que estou, eles tem quase todos os níveis, se não me engano; inclusive com aulas a tardinha (muito importante para quem precisa trabalhar, desde de manhã!!!). Por enquanto, estou full-time, isto é, estudo no mesmo horário da outra escola, das 9 às 14:30. Aqui muitas coisas, praticamente tudo, começa às 9 da manhã e normalmente fecha às 6 da tarde (exceto cafeterias, padarias, supermercados, etc) , inclusive os shoppings, na sua maioria!!!

A professora é ÓTIMA!! Apesar de ela ser indiana, ela já mora aqui há 10 anos, não tem muito aparência de indiana, que a gente conhece na maioria por aqui, deve ser por que ela é bem do norte da Índia (a pele dela é bem clara!), o nome dela é Rehana Nobi, muito querida, e está totalmente adaptda aqui, não carrega praticamente nada de sotaque, isto é muito importante quando estamos estudando. Nesta minha classe, não tem mais do que 10 alunos, cada um tem um computador (notebook) a sala é muito confortável e agradável. Os meus colegas na sua maioria tb são do Leste Europeu, ou seja, 04 Ucranianas, 01 Polonesa, 01 da Moldova (que nem sabia que existia - que ignorância a minha) bom fica entre a Ucrânia e a Romênia, 02 Coreanos e 01 Chinês, 01 da Bulgária tb. Todos são bem legais, mas ainda com o sotaque bem carregado, principalmente as Ucranianas e a Polonesa!!!

No mais tudo tranquilo, o sistema pedagógico que eles tem nesses LINCs é algo realmente muito bem estruturado, desde o primeiro nível até o último, independente se vc começa do primeiro, eles tem explicam tudo sobre o Canada, a cultura canadense, os modos, os costumes, enfim não é só o aprendizado do idioma, que neste caso é voltado bem para o nosso dia-a-dia. Aqui no Canada, tem todo uma estrutura para acolher da melhor forma possível o imigrante que está legal no país, algo realmente muito impressionante, pois se a gente souber usufruir de toda essa estrutura (são tantas coisas!!), isso facilita e muito a nossa vida por aqui!!!

Bom por enquanto é isso pessoal!! Quando tiver mais alguma novidade, eu escrevo!!!

abraços,

Taís Jacques